Começo o ano bem animada a trabalhar e me aprofundar cada vez mais no mundo das mídias sociais, e prá isso tenho estudado muuuuito esses dias, lendo e relendo A Bíblia da Social Mídia (que virou meu livro de cabeceira) e também os inúmeros blogs que tratam sobre o assunto.
No final do ano passado, um amigo, em um bate papo informal me disse que por mais que utilizasse as mídias sociais não entendia muito bem como conseguiria aplicá-las (e ter sucesso) em sua empresa, percebi que essa dúvida não é só dele, mas também de várias pessoas, daí então, a idéia desse post.
Num estudo recente realizado pela consultora Gartner, indica-se que 60% das empresas da Fortune 1000 investem em comunidades on-line com o objetivo de angariar e reter clientes. Não há dúvidas que as redes sociais o podem ajudar a fazer negócios, a encontrar emprego e a promover a imagem da sua empresa - mas é preciso saber como.
Vamos partir de três simples palavrinhas: Participar, Avaliar e Melhorar.
Participar - Hoje, estar presente na Web significa estar ativo e dialogar com os seguidores. Estar presente nas redes sociais ajuda a conceber empresas mais humanas, mais próximas dos seus consumidores. Ser capaz de conquistar um grupo de pessoas que se identificam com os valores da empresa abre novos caminhos em termos de fidelização a uma marca.
Troque ideias e publique os seus pensamentos sobre assuntos relacionados com a sua atividade profissional, procure ajudar potenciais clientes a resolverem os seus problemas.
Avaliar - As redes sociais podem promover ou destruir a imagem de uma empresa então é preciso aprender a utilizá-las da melhor forma. As pessoas falam sobre sua marca, de forma positiva ou negativa, esses internautas comentam sobre seu produto, o que fazer? Monitorar, saiba “ouvir” o que falam sobre seu produto, participe das conversas e tome as atitudes corretas quando for necessário.
Melhorar - Podemos concluir que as redes sociais e as ferramentas de colaboração abrem a porta para um infinito de possibilidades. Fornecem às organizações a oportunidade de melhorarem e desenvolverem o seu negócio, e permite-lhes optar entre serem evolutivas ou revolucionárias quanto a aprendizagem informal e estratégia de colaboração.
Numa óptica evolutiva, as organizações podem utilizar as ferramentas para uma melhor gestão dos seus processos diários. Numa óptica mais revolucionária, poderão alterar completamente a forma como abordam essas atividades.
Não existe caminhos certos ou errados. A escolha cabe a cada organização. E é exatamente isso que torna estas iniciativas simultaneamente interessantes e desafiadoras. Lembre-se que a aprendizagem informal complementa a aprendizagem formal. Não a substitui. À medida que implementa a aprendizagem informal e a estratégia de colaboração, tenha certeza de que é normal cometer alguns erros. Daí que seja necessário melhorar continuamente a estratégia, de modo a garantir que se ajuste cada vez melhor à organização. Cada caso é único e a flexibilidade é um fator chave para implementar com sucesso redes sociais e ferramentas de colaboração. Também convém esperar o inesperado e efetuar os ajustes necessários.
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