26 de abril de 2010

Redes Sociais e as Eleições 2010

Foi-se o tempo em que ter um web site atualizado constantemente durante a campanha eleitoral representava uma boa presença online. Hoje o site é apenas uma fonte, onde os eleitores podem obter informações sobre os candidatos. Normalmente, os sites costumam apresentar apenas boas informações sobre os candidatos e os eleitores já não se deixam enganar tão facilmente e adquiriram o hábito de buscar a ficha de seus candidatos em outros canais, questionar, dar sugestões, criticar e se mobilizar  muito mais rapidamente. O que precisa ser entendido é que todos os candidatos devem possuir uma presença digital. É de supra importância possuir vídeos publicados no You Tube, perfil no Twitter, Blog, Facebook e Orkut (pelo menos!).Estar presente nestes canais e controlar o que é dito sobre cada candidato, é essencial. Não falo controlar no sentido de evitar algo, mas sim, em poder reverter qualquer situação indesejada. A  Internet nessas eleições vai estar a favor do eleitorado. As informações estarão 24h ao alcance de todos e os eleitores poderão sugerir, criticar, contestar, divulgar e reproduzir os conteúdos produzidos.Vale lembrar que enquanto o político brasileiro estiver pensando em conseguir votos na Internet, na realidade, ele estará se expondo muito mais do que já era exposto em uma campanha tradicional, pois estará aberto a receber todos os tipos de críticas (e provavelmente receberá), construtivas ou não.
Jornal Valor Econômico  (13/04/2010), publicou que “até dezembro de 2009, a maior fatia de audiência das redes sociais Orkut, Facebook e Twitter no Brasil era de usuários com até 24 anos de idade. Isso, no entanto, mudou. Em fevereiro, segundo o instituto Ibope Nielsen Online, das 28,5 milhões de pessoas que navegaram pelos três serviços, a maioria - 10,9 milhões de usuários - tinha mais de 35 anos. O público com até 24 anos somou 10,3 milhões”. Serão as primeiras eleições com milhões debatendo política e postando suas opiniões.Portanto, o candidato dessas eleições não poderá pensar em idealizar sua campanha sem um planejamento estratégico de sua campanha digital.O que devemos tirar de lição do uso das mídias sociais na campanha do Barack Obama é que ela escancarou os canais de mídias sociais para escutar a sociedade e, junto com isso, ajudou as pessoas que quiserem participar voluntariamente, leia-se "Engajamento".Ouvir as histórias dos eleitores, conhece-los, amplificar a voz das pessoas. Tornar o conteúdo gerado pelo usuário parte do discurso oficial, usar mídias sociais e força de vontade para facilitar o encontro presencial entre as pessoas e, principalmente,  acreditar que as mudanças podiam acontecer de baixo para cima e que todas as pessoas podem participar. 

25 de abril de 2010

Twitter do TSE

Em época de eleição é muito bom ficar de olho e acompanhar tudo bem de perto, para isto o Tribunal Superior Eleitoral @TSEjusbr divulga as sessões e decisões politicas pelo microblog. Vale a pena seguir.

20 de abril de 2010

O Quereres - Caetano Veloso

Taí, uma música sempre traduz algum sentimento...


Onde queres revólver, sou coqueiro
E onde queres dinheiro, sou paixão
Onde queres descanso, sou desejo
E onde sou só desejo, queres não
E onde não queres nada, nada falta
E onde voas bem alto, eu sou o chão
E onde pisas o chão, minha alma salta
E ganha liberdade na amplidão
Onde queres família, sou maluco
E onde queres romântico, burguês
Onde queres Leblon, sou Pernambuco
E onde queres eunuco, garanhão
Onde queres o sim e o não, talvez
E onde vês, eu não vislumbro razão
Onde o queres o lobo, eu sou o irmão
E onde queres cowboy, eu sou chinês
Ah! Bruta flor do querer
Ah! Bruta flor, bruta flor
Onde queres o ato, eu sou o espírito
E onde queres ternura, eu sou tesão
Onde queres o livre, decassílabo
E onde buscas o anjo, sou mulher
Onde queres prazer, sou o que dói
E onde queres tortura, mansidão
Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido, sou herói
Eu queria querer-te amar o amor
Construir-nos dulcíssima prisão
Encontrar a mais justa adequação
Tudo métrica e rima e nunca dor
Mas a vida é real e de viés
E vê só que cilada o amor me armou
Eu te quero (e não queres) como sou
Não te quero (e não queres) como és
Ah! Bruta flor do querer
Ah! Bruta flor, bruta flor
Onde queres comício, flipper-vídeo
E onde queres romance, rock’n roll
Onde queres a lua, eu sou o sol
E onde a pura natura, o inseticídio
Onde queres mistério, eu sou a luz
E onde queres um canto, o mundo inteiro
Onde queres quaresma, fevereiro
E onde queres coqueiro, eu sou obus
O quereres e o estares sempre a fim
Do que em mim é de mim tão desigual
Faz-me querer-te bem, querer-te mal
Bem a ti, mal ao quereres assim
Infinitivamente pessoal
E eu querendo querer-te sem ter fim
E, querendo-te, aprender o total
Do querer que há e do que não há em mim

19 de abril de 2010

Oscar Wilde

A instrução é um esforço admirável. Mas as coisas mais importantes da vida não se aprendem, encontram-se.

ExpoLondrina 2010 - A Missão

Foram 11 dias de muito trabalho, na verdade estou já trabalhando para a Expô desde janeiro, mas foi principalmente nestes últimos dias que ví realmente "a coisa pegar fogo".
Posso garantir que este período, foi de um aprendizado imensurável, nem eu mesma consigo imaginar o que este evento acarretou na minha vida, tanto do lado pessoal, quanto profissional.
O lado profissional foi incrível, o blog da expô teve uma repercussão imensa, foram milhares de visitas, sem que houvesse nenhuma propaganda nas mídias tradicionais e até mesmo de outros blogs (que estavam com links para o site da Sociedade Rural do Paraná).
Tive a oportunidade de viver o dia a dia dentro de uma assessoria de imprensa prá lá de competente  e que vale a pena citar todos os nomes, Andrea Monclair, Benê Bianchi, Antônio Mariano Júnior, Kátia Matida, Emília, Ricardo, Telma Elorza, nossa maravilhosa equipe de apoio formada pelo trio, Lara, Fernanda e Rúbia, além do imprescindível, Well.
A correria que acontece nos bastidores da exposição é muito maior que qualquer um possa imaginar, e por fazer o Blog pude acompanhar cada detalhe que acontecia em cada cantinho do Parque.
Nestes dias vivenciei e aprendi muitas coisas, de como acontece o parto de uma vaca até como é o camarim de todos os shows que aconteceram na ExpoLondrina.
Aliás, presenciei cenas inacreditáveis de histeria feminina pelos cantores sertanejos, (cheguei a levar unhada de uma fã do Victor e Léo que queria que eu a colocasse dentro do camarim).
É nos bastidores que tudo acontece, lá vão parar todos os "bafafás", alguns nos causaram aborrecimentos, mas outros são hilários e nos fizeram gargalhar mesmo quando estávamos prá lá de cansados.
No campo das mídias sociais foi a primeira vez que participei de um trabalho tão dinâmico, já venho assessorando algumas pessoas e empresas, mas foi a primeia cobertura de evento que participei.
No lado pessoal, me fez um bem danado, conhecí pessoas maravilhosas, as quais já estou morrendo de saudades...
Trabalhar com mídias sociais é legal, mas nos leva a um certo encapsulamento, e estar em contato com outras pessoas durante este tempo, trouxe mais alegrias prá minha vida.
Agradeço a todos aqueles que estiveram comigo nestes dias, foi uma correria feita com muita alegria, mas a missão foi cumprida!

6 de abril de 2010

ExpoLondrina 2010 - A incrível experiência


Desde que a ExpoLondrina começou, me transferi de corpo e alma para o Parque de Exposições Ney Braga onde passo praticamente metade do dia e a noite inteira.
O tempo todo estamos (eu e meu fiel amigo, assistente para assuntos sertanejos e fotógrafo Wel)percorrendo a feira e todos os eventos, leilões, shows, camarins, Camarote Brahma, cursos técnicos, stands, restaurantes, feiras, pavilhões...ufa! Haja folêgo!
Tudo o que presenciamos vai para o blog e também para o twitter da Expô.
A correria é grande, mas o prazer é enorme em estar produzindo este material e também em frequentar um ambiente tão agradável e divertido como a sala de imprensa.
Ao lado de Benê Bianchi, Andrea Monclair, Júnior Mariano, Karla Matida e todos os demais (senão a lista fica enorme...) trabalhar vira um momento especial, um pouco pelas piadas inevitáveis que nos fazem rolar de rir e muito pela competência desta equipe que mata mil leões por dia.